Smartphone - saiba o que é.

Smartphone Celular

Smartphone

Modelos

Vídeos

Comprar



O que é um smartphone?

Não faz tanto tempo, o mundo se comunicava sem celulares. Hoje, celular é um item quase obrigatório para qualquer pessoa. Só que como em qualquer evolução eletrônica, para muitos não basta mais ter um celular como outro qualquer. Apenas ser encontrado em qualquer lugar passou de moda a elemento corriqueiro no cotidiano das pessoas, que começaram a pedir mais. Mais, recursos, mais tecnologia, mais acessibilidade. Com vocês a solução de todos esses pedidos: o smartphone.

BlackBerry 8800

o novíssimo BlackBerry 8800

A grosso modo, um smartphone (telefone inteligente, traduzindo para o português) nada mais é que um celular com mais recursos, executados por meio de programas no seu Sistema Operacional (OS). Não existe um consenso na indústria sobre que requesitos um celular deve preencher para ser considerado um smartphone. Para alguns, basta possuir características mínimas de hardware, como conexão por infravermelho e/ou bluetooth, capacidade de sincronização dos dados do organizador com um computador pessoal, recursos de e-mail e talvez câmera para fotos e vídeos. Para outros, um aparelho só pode ser considerado smartphone se contar com Sistema Operacional (plataforma que permite desenvolver, instalar e rodar programas) próprio e teclado imbutido, o que o transforma quase em um PC de mão.

Porém a idéia básica do smartphone permanece: misturar as funções do celular com os aplicativos de um PDA (Personal Digital Assistant). Por isso, a maioria dos smartphones suportam capacidades de e-mail aliadas a funcionalidade de um personal organizer (organizador pessoal). Outro aspecto marcante é o teclado QWERTY (teclado alfanumérico) - qualquer empresa que quisesse ingressar no ramol dos smartphones deveria incorporar um em seu aparelho. Porém, esse "item obrigatório" vem gradativamente sendo substituído pela tecnologia touchscreen, usada no iPhone, que permite que tudo seja acessado através de toques na tela, ao invés do uso de botões. O smartphone atual também deve contar com um gerenciador de contatos, sistema operacional próprio, habilidade de visualizar qualquer tipo de documento (PDF, Microsoft Office, etc.), oferecer browser para navegação na internet e ainda conter funções multimídia para executar arquivos de música, vídeo e foto.

iPhone 3G

o iPhone 3G - você utiliza apenas pela tela de toque

O primeiro smartphone foi desenvolvido pela IBM em 1992 e lançado para o público em 1993. Se chamava Simon e além de ser um celular, continha um calendário, lista de endereços, relógio mundial, calculadora, bloco de notas, e-mail, fax e jogos. Pode parecer que a tecnologia touchscreen é novidade, mas o Simon já a usava. Suas funções eram acessadas através da tela de toque, sem o uso de botões.

O primeiro smartphone - Simon

Simon - o primeiro smartphone

A linha de smartphones Nokia Communicator começou com o lançamento do Nokia 9000, em 1996. Quase um computador de mão, foi resultado da combinação de um PDA da Hewllett Packard com o celular mais vendido da Nokia na época. Logo em seguida vieram o Nokia 9210, o primeiro smartphone com um sistema operacional próprio e tela colorida e o 9500, que foi o primeiro smart da Nokia com câmera e capacidade Wi-Fi. O interessante é que a Nokia nunca se referia a seus aparelhos como "smarthones", os chamando de communicators (comunicadores) para reforçar o nome da linha. Quando lançou o Nokia 7650 em 2001, a empresa quis chamá-lo de smartphone e curiosamente a mídia refutou a idéia, o chamando simplesmente de "celular com imagem".

Nokia 9210

o Nokia Communicator 9210

Aliás 2001 foi um ano importantíssimo para a consolidação e popularização da idéia de smartphone no mercado. A RIM (Research in Motion) lançou seu primeiro modelo Blackberry, pioneiro em recebimento instanâneo de e-mails. Falaremos mais sobre o BlackBerry e sua importância na indústria em outro artigo.

A Handspring ajudou ainda mais na popularização dos smartphones em 2002 com o lançamento do Treo, que combinava a tecnologia PDA da Palm com celular GSM. A Palm acabou comprando a Handspring, já que o mercado de PDAs estava morrendo e o Treo foi um grande sucesso.

Estima-se que em 2008 sejam comercializados mais de 100 milhões de smartphones dos principais fabricantes - High Tech Computer Corporation (HTC), HP, Samsung, Research in Motion Limited (RIM), Mio Technology, Motorola Inc., Group Sense PDA, Palm Inc., Nokia, Sony, Apple Inc., BlackBerry e LG. Confira os melhores smartphones do mundo em nosso guia de compra.

Sistemas Operacionais dos smartphones

Como dito antes, um celular deve contar com um sistema operacional (OS) próprio para ser considerado um smartphone. Eis os mais comuns sistemas operacionais usados nos smartphones:

Symbian OS da Symbian Ltd. (65% de participação no mercado mundial até o final de 2007) - A Symbian detém a maior participação do mercado mundial, mas perde no mercado americano. Seu maior cliente é a Nokia, mas também empresta seu sistema oeracional para smartphones da Motorola, Samsung e Sony Ericsson.

Windows Mobile da Microsoft (12% Market Share Sales Q4 2007) - O sistema operacional Windows CE é muito usado na Ásia e em 2007 deu luz à duas importantes variações, o Windows Mobile 6 Professional (para aparelhos com tela de toque) e o Windows Mobile 6 Standard were unveiled in February 2007. O Windows Mobile é popular porque é uma plataforma fácil para outros desenvolvedores programarem novos aplicativos.
RIM BlackBerry (11% de participação no mercado mundial até o final de 2007) - O foco desse sistema operacional é sua interface amigável e foi desenhado originalmente para negócios. Por causa da popularidade do BlackBerry, muitas empresas desenvolveram aplicativos para ele, transformando o BlackBerry numa central mulyimídia.
 
iPhone OS da Apple Inc. (7%de participação no mercado mundial até o final de 2007) - O iPhone (e o iPod touch) usam o sistema operacional iPhone OS, que é derivado do Mac OS X. O ponto negativo desse sistema é que novos aplicativos para ele só estavam disponíveis através de um serviço na internet que só podia ser acessado pelo web browser do aparelho. Mas em julho de 2008 a Apple lançou o iPhone OS 2.0, corrigindo esse problema. Agora os aplicativos podem ser baixados através da iTunes App Store.
Linux operating system (5% de participação no mercado mundial até o final de 2007) - Esse sistema operacional é forte na China, onde é usado pela Motorola e no Japão, onde é usado pela DoCoMo. Na verdade, o Linux não é um sistema operacional em si, mas uma base usada para diferentes sistemas operacionais desenvolvidos por diversas empresas, incluindo a Motorola e a TrollTech. Outras plataformas baseada no Linux estão sendo desenvolvidas por outras empresas, tais como NEC, NTT DoCoMo, Panasonic e Vodafone.
 

Outros sistemas operacionais utilizados em smartphones:

Palm OS e desenvolvidos pela PalmSource (atualmente uma subsidiária da ACCESS) - Mais uma empresa que utiliza o Linux como base para seus sistemas operacionais. Lançou em 2007 o sistema operacional Access Linux Plataform, que inclui um emulador visando unificar os sistemas de todos seus aparelhos.

Binary Runtime Environment for Wireless (BREW) - Desenvolvido nos EUA pela Qualcomm e muito popular na América do Norte, tem tentado entrar no mercado Europeu através da Network 3 com o Three Skyphone.

www.smartphonecelular.com.br