Nokia N95 e N958GB - review.

Smartphone Celular

Smartphone

Modelos

Vídeos

Comprar



Nokia N95

Será que existe um celular que fala e ainda desempenha – e muito bem - as funções de diversos outros equipamentos? Talvez essa seja a principal pergunta de quem quer mais que um celular só para fazer ligações. Bem, atualmente vários aparelhos vêm tentando uma junção entre celular e central de entretenimento, celular e plataforma de trabalho, ou tudo junto! Os smartphones vêm desempenhando com louvor esse papel de aliar celular com ferramentas para ajudar no trabalho e ultimamente têm voltado seu foco para suas capacidades multimídia, buscando justamente a difícil missão de aliar múltiplas funcionalidades em um único dispositivo.

Nokia N95

Nokia N95

Eis que temos o Nokia N95. É um celular? Talvez um mp3 player? Tem rádio fm, GPS e é um navegador web via wi-fi. Também faz ligações! Mas também parece uma plataforma portátil para jogos. Afinal, o que diabos é o N95? Talvez a resposta seja simples, ele é tudo isso e muito mais. Por mais que a palavra "convergência" seja lei no mercado de tecnologia atual, o N95 marca com louvor o ponto onde os celulares deixam de ser celulares e passam a ser integradores de serviços, tendo tudo acessível ao toque. Para se ter uma idéia de sua desenvoltura funcional, basta olhar algumas especificações: conectividades WCDMA HSDPA e quad-band GSM; GPS; Wi-Fi 802.11g; player musical; alto-falantes integrados estéreo e uma câmera digital com resolução de 5 megapixels. Sua capacidade de processamento (ele é rápido) é comparável a desktops de alguns anos atrás e dá margem a novos tipos de aplicações (notadamente Games 3D). Além disso tudo, sua facilidade de conexão à internet o torna valioso.

Infelizmente nem tudo são flores e o N95 apresenta alguns problemas, como o teclado que desbloqueia facilmente (nas horas que não se quer), aplicações fechando ao alternar tarefas e GPS muito fraco e demorado de inicializar (pelo menos possui mapas do Brasil). Mesmo com tudo isso na balança o N95 é um excelente smartphone, pois suas qualidades excedem em muito os pequenos defeitos. Uma aposta certa.

Design do N95

O design do N95 impressiona. Apesar de não ser tão pequeno, é leve (119 gramas). Mesmo para quem tem mãos pequenas, é confortável manuseá-lo com seus 5,5 centímetros de largura por 9,9 cm de altura e 2 cm de profundidade. O visor de 2,6 polegadas, 16 milhões de cores e resolução de 240x360 pixels (QVGA) pode ser visualizado tanto na posição horizontal quanto na vertical e exibe imagens nítidas, bem contrastadas e com cores vivas.

N95

O teclado duplo e deslizante consegue acomodar bem as funções de celular e player multimídia. Basta deslizar a parte do teclado dedicada à função telefone para que seja revelado o teclado numérico, que conta com teclas de tamanho generoso e fáceis de acessar. Ao deslizar o teclado para o lado oposto, a tela e os comandos assumem uma posição horizontal. A tela do N95, pelo seu bom tamanho, é perfeita para reproduzir vídeos. No topo do smartphone existem quatro botões para reprodução de mídia (play/pause, avanço, retrocesso e stop). O design slider impressiona: é firme e permite uma boa manipulação do N95 mesmo com apenas uma mão.

Sistema operacional do N95

O sistema operacional do N95 é o Symbian Series 60. Os ícones e comandos são atraentes, ficam bem organizados e permitem uma navegação simples. É possível acessar funções por meio de seus menus animados usando o pad principal e alguns botões auxiliares.

Uma ressalva deve ser feita quanto à interface do software. Em inglês, a linguagem é pouco clara na hora de salvar fotografias e vídeos. Em nenhum momento é mencionada, entre as diversas opções, a palavra "save". Em seu lugar aparece "new image" – que realiza a função de salvar a imagem ou vídeo e já volta a funcionar novamente. Se o usuário preferir salvar o arquivo diretamente no cartão de 2 GB (incluído), e não em seus 160MB de memória interna, notará a falta de uma opção de salvamento.

Câmera digital do N95

O Nokia N95 dispõe de uma câmara 5 megapixels que pode ter imagens de até 2592 x 1944-um pixel de resolução e zoom digital de até 20x. Também pode filmar vídeos VGA (640x480 pixels) de até 30 quadros por segundo. Os vídeos podem ser ampliados até 10x. Além disso, o N95 vem com um sensor CIF (352 x 288 pixels) frente câmera.

Quem olha o N95 por trás, acha que ele parece uma câmera digital com flash. Para acioná-la, basta deslizar a capa protetora que a câmera de 5.0 megapixels é ativada automaticamente, fazendo fotos que vão até 2592 x 1944 de resolução. Também faz vídeos VGA (640x480 pixels) de até 30 quadros por segundo. Os vídeos podem ser ampliados até 10x. Além disso, o N95 vem com um sensor CIF (352 x 288 pixels) na frente da câmera.

Câmera do N95

Ao manejar o telefone como câmera, há um botão no lado superior direito destinado a bater as fotos. Neste modo, as teclas de volume têm a função de acionar o zoom digital de 20x. As imagens capturadas têm mais vivacidade de cores e melhor qualidade do que as batidas por outros celulares com câmera. Mas, vale o aviso: usuários mais exigentes ainda vão preferir as fotos tiradas com suas câmeras digitais tradicionais.

Merece destaque a transferência, via Bluetooth, de fotos e filmes que também podem ser enviados por MMS, e o fato de se poder enviar a imagem diretamente para uma conta do Flickr ou do serviço Vox.

N95 como Celular

O som das chamadas é excelente, e não é difícil ouvir o interlocutor, mas, mesmo com o volume regulado no máximo, o som não foi tão alto assim, mas é perfeitamente satisfatório. Já a função viva-voz é alta e você escuta bem e sem interferências. Ativá-la e desativá-la durante uma chamada é simples. Um badalado recurso do N95 é a vídeo-chamada. Ele conta com uma micro-câmera na parte da frente que permite fazer e receber vídeo-chamadas em tempo real.

Multimídia no N95

O N95 tem tantas funções além das já citadas que é difícil enumerar todas elas. As funções padrão incluem envio de e-mails (SMTP, IMAP4, POP3), envio de mensagens de texto, navegação na web e suporte à visualização de anexos nos formatos .doc, .xls, .ppt e .pdf.

Além disso, o smartphone toca músicas e exibe vídeos com o aplicativo Real Player, que já vem instalado. Os sons são bem reproduzidos, mesmo quando através dos modestos alto-falantes estéreo embutidos. Já a visualização de vídeos é boa e o N95 vem com links para a versão beta do YouTube Mobile.

O N95 suporta uma série de formatos, incluindo os musicais MP3, AAC, M4A, WMA e alguns de vídeo, como MPEG-4, H.264/AVC, H.263/3GPP e RealVideo 8/9/10.

A transferência de conteúdo é simples: o N95 parece um pen drive quando conectado ao PC, usando sua porta mini-USB 2.0. Infelizmente, as pastas pré-configuradas do smartphone não tornam clara a tarefa de onde se deve guardar os arquivos de foto e vídeo.

A Nokia informa que a bateria do telefone suporta até 210 minutos em utilização e 215 horas em stand-by.

Especificações técnicas do N95

N95 8GB
O que muda no modelo de 8GB?

N95 ganhou uma nova versão com muitas melhorias, entre elas uma tela maior, mais armazenamento (8 GB internos em memória Flash) e pequenas mudanças estéticas.

As diferenças entre o N95 clássico e o N95 8GB

O N95 8 GB tem tela maior de 2,8″, contra 2,6″ do original. Por causa disso, os botões principais juntamente com o d-pad foram puxados um pouco mais para baixo e a marca Nokia aparece maior no modelo de 8 GB. A tela parece ter mais brilho também. Ao abrir o slider para a direita, o menu multimídia também mudou. Agora esse menu se alterna com música, mapas e vídeos com os últimos arquivos modificados. No N95 original, era apenas um menu que dava acesso rápido aos aplicativos. O sensor de movimento passa a funcionar direito no N95 8 GB. Antes, era preciso abrir o slider com os controles multimídia para girar a tela. Agora, basta apenas virar o aparelho. Ele também é um pouquinho mais pesado - 128 g contra 120 g do seu antecessor.

Uma mudança significativa se deu na duração da bateria. Um dia de navegação ocasional na web mais uma hora e meia de música e poucas ligações esgotavam a bateria do N95 original até o fim da tarde. Isso não ocorre no modelo de 8 GB, que demora mais para começar a pedir por recarga. Na prática, é uma bateria de 950mAH versus uma mais poderosa de 1.200mAH. Nesse quesito, o N95 8 GB é realmente uma evolução em relação ao modelo original (as baterias não são compatíveis entre um e outro aparelho).

N95 8GB à esquerda, N95 clássico à direita

A tampa da câmera não existe mais no N95 8 GB e o flash mudou de posição, mas a qualidade da câmera permanece a mesma. Para ativá-la agora é preciso segurar o botão que bate fotos. Outra coisa que desapareceu foi a entrada para cartões micro SD, já que ele possui 8GB de memória interna.

a câmera não tem mais tampa

O N95 8Gb tem uma memória Ram de 128mb, o dobro do original. Agora não importa quantos programas você rode simultaneamente, a memória nunca acaba graças ao hard drive que utiliza o recurso de demanda de páginas, alocando memória apenas para onde é preciso.

Existem ainda diferenças em software entre os dois celulares. O menu multimídia era um pouco chato de se navegar e agora foi substituído por um menu bem melhor estilo carrossel. Os ícones abrem mais rapidamente os programas e um novo ícone está presente, o do N-Gage. Acompanham dois jogos demos, o Fifa 07 e o Asphalt 3. Outra novidade está na tela de stanby, que ganhou um atalho para buscas rápidas através do utilitário Mobile Search da Nokia. Um detalhe curioso é a existência de um editor de vídeo (bem básico) no N95 original e sua ausência no N95 8GB.

o novo menu estilo carrossel e o jogo FIFA rodando

Finalmente, um dos acessórios mais importantes para um celular que toca música hoje em dia também mudou: o controle remoto. O do N95 8 GB é mais fino que o do original

Claro que 8 GB de armazenamento (em memória Flash, sem expansão) versus um cartão microSD de 1 GB (mas expansível) fazem diferença. A troca de arquivos entre o PC e o N95 8 GB ocorre rápido e sem problemas, assim como a sincronização de dados com o Nokia PC Suite. O único porém é que os 8GB não podem ser usados para instalar aplicativos e guardar mensagens SMS/MMS. Só serve para salvar música, fotos, vídeos, mapas e toques. O usuário fica com apenas 100MB para aplicativos e mensagens. No N95 anterior, eram 160MB.

O GPS também recebeu atenção da Nokia. O N95 8GB utiliza a tecnologia de Assisted GPS, que compensa eventuais sinais fracos de satélites, tornando o posicionamento mais rápido e melhor.

O N95 ainda é um telefone que compensa o investimento. Faz vídeos excelentes com qualidade de DVD (640 x 480 a 30 quadros por segundo), toca música, tira boas fotos e tem tudo que é preciso em conectividade: 3G, Bluetooth, Wi-Fi e ainda vem com GPS e software de mapas instalado. Vale pelo preço que vem caindo aos poucos.

Já o N95 8 GB é a melhoria contínua do que foi criado com o N95 original, com uma tela melhor e maior e mais espaço para armazenamento de músicas, fotos e vídeos. Ainda é caro, mas vale o investimento.

Especificações técnicas do N95 8GB

www.smartphonecelular.com.br